TAPIRAMUTÁ: RESULTADO IDEB 2021 📊

Para conhecimento de todos os tapiramutenses, no ano de 2021, as escolas públicas e uma amostra da rede privada de ensino de todo território nacional foram submetidos aos testes e questionários da Prova Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica).

O SAEB é um conjunto de avaliações externas em larga escala que permite ao Inep realizar um diagnóstico da educação básica brasileira e de fatores que podem interferir no desempenho do estudante.

O SAEB permite que as escolas e as Redes Municipais e Estaduais de ensino avaliem a qualidade da Educação oferecida aos estudantes. O resultado da avaliação é um indicativo da qualidade do ensino brasileiro e oferece subsídios para a elaboração, o monitoramento e o aprimoramento de políticas educacionais com base em evidências.

E neste ano de 2022, foram divulgados os resultados obtidos através dessa avaliação. Os resultados de aprendizagem apurados no SAEB, juntamente com as taxas de aprovação aferidas no Censo Escolar, compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), utilizado para monitorar o desempenho das escolas e das redes de ensino.

A cidade de Tapiramutá, obteve excelentes resultados.

✅ Escolas de ensino fundamental anos iniciais
⚜️ Nota projetada para 2021: 4,7
⚜️ 2021 – Nota Alcançada: 5,1.

✅ Escolas de ensino fundamental anos finais
⚜️ Nota projetada para 2021: 4,8
⚜️ 2021 – Nota Alcançada: 4,9

✅ Escolas de ensino fundamental (Classes Multisseriadas)
⚜️ 2015 (último ano de realização da prova) – obtiveram a nota 3,9
⚜️ 2021 – Nota Alcançada: 4,6

Vale destacar que, são notas muito significativas para o nosso município, principalmente após termos enfrentado um período pandêmico. Onde os alunos não tiveram aulas presenciais de forma plena. Mas, a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte (SEMEC), realizou ações para garantir um ensino de diversas formas e qualidade para os alunos.

Parabéns a todos os nossos profissionais da Educação pelo empenho e dedicação ao ensino. E, parabéns aos nossos alunos e famílias pela grande conquista nesse IDEB 2021.